Dando sentido à administração
Outline:
Para entender a administração é necessário entender o progresso do pensamento administrativo como uma história coerente. Dessa maneira, o capítulo 1 irá começar a destrinchar o management thinking desde os primórdios que ajudam a entender as práticas atuais de administração.
Setting the scene:
Organização e administração foi uma preocupação desde a época dos príncipes, monarcas, lordes e ordens religiosas. Diferentemente do que muitos economistas pensam, as organizações não surgiram como uma forma secundária dos mercados onde as transações comerciais aconteciam. As modernas organizações surgem das regras que pautavam os monastérios medievais que deram origem posteriormente às organizações burocráticas. Os monges tinham uma maneira hierarquizada de se organizar, já que buscavam maximizar o seu tempo para poder rezar. A burocracia encontrada nos monastérios europeus foi levada ao estado e posteriormente aos civis e militares ganhando espaço. Novas regras surgiram do feudalismo que deu origem ao capitalismo industrial, cujo objetivo maior era maximização do lucro. Assim, o problema agora era arrumar uma maneira de dominar o trabalhador para que ele produzisse o máximo que pudesse. A disciplina e a punição nas plantações com escravos no início foi algo que antecipou, segundo Cooke, as idéias de Taylor. Com o advento da industrialização, e com o trabalho escravo proibído na Inglaterra, o que produzia trabalhadores disciplinados, segundo Weber, era a religião protestante, combinando doses pesadas de paternalismo, disciplina e mão de obra da famílias inteiras (até crianças).
Central Approaches - Legislation, internal contracts and bureaucracy: Com o aumento do capital, os negócios da indústria começaram a ser financiados e a escala de produção começou a crescer. Era fácil no início controlar pequenas escalas de produção. Com as chamadas limited liability legislation os donos das empresas teriam uma verba limitada para