quintaessencia
• primeiro: determina relações formais de subordinação, os níveis hierárquicos e a
Portanto, a comunicação encontra suporte em estruturas que mantêm sistemas e subsistemas, adequados e
integrados aos demais.
Os dois primeiros se referem à relações formais e de agrupamento de agentes, que respondem por ações coordenadas, tanto no sentido vertical como no horizontal de uma hierarquia. Para melhor aclarar posições hierárquicas, vamos considerar que há coordenações ou gerências atuantes em uma hierarquia de subordinação – sentido vertical – e ações claras de subordinação em uma área em diferentes níveis – sentido horizontal, como vimos em objetivos, quebra de limitações entre áreas . Sobre estrutura horizontal, vamos ver em características estruturais.
O terceiro aspecto tem um caráter mais integrativo, logo podemos dizer que ele está presente em ambos. No entanto, não tem o poder em estabelecer formalidade de subordinação, nem definição de áreas e atuação específica de seus agentes, mas podemos perceber o quanto empresta sua contribuição para que as ações se concretizem. Por isto dizemos que é um referencial de integração. Então, quando falamos em estruturas, quer consideramos de produto ou de serviço, e em todas as que já nos referimos, sempre vamos encontrar uma referência hierárquica definida, de maneira mais ou menos acentuada – dependendo de cada caso: grupos de agentes com seus papéis específicos a desempenhar, objetivos definidos e um sistema de comunicação necessário ao tratamento do conteúdo.
A farmácia Quintessência se organiza da forma como está apresentado acima, tendo a diretoria financeira a competência e atividades: >Gestão da Receita, >Gestão