Administração Teoria e prática no contexto Brasileiro
Para que se possam compreender as organizações como um fenômeno social e desenvolver modelos explicativos ou descritivos de práticas organizacionais.
2. Como o contexto histórico influência o surgimento de cada uma das escolas de pensamento apresentadas neste capítulo? Dê exemplos.
Escola clássica – surgimento do capitalismo, os primeiros estudos sistematizados acerca da administração, dando início a sua demarcação como uma nova disciplina. Principais autores. Taylor, Fayol e Weber. Enfoque comportamental – Crise do capitalismo 1930, a importância do fator humano na administração com a incorporação das dimensões humanas no estudo da administração. Principal autor Elton Mayo. Abordagem Quantitativa – Segunda Guerra Mundial, desenvolvimento da área da administração em vários sentidos, sendo a abordagem quantitativa um resultado imediato da transposição de técnicas de pesquisa operacional. Teoria dos sistemas – Impactos na Segunda Guerra Mundial, as organizações são vistas como sistemas abertos. Enfoque contingencial – Impacto da Segunda Guerra Mundial, consolida-e a partir dos conceitos da teoria dos sistemas. Tem como base a concepção da organização como um sistema aberto, em contínua interação no ambiente onde está inserida.
3. Quais as principais diferenças entre as correntes de pensamento que compõem a escola clássica de administração? Concorda que a administração cientifica e a gestão administrativa sejam estudadas no âmbito da mesma escola?
Taylor teve como foco a análise dos processos operacionais de trabalho. Fayol focou na análise da organização como um todo. Weber na orientação do modelo teórico e descritivo. A administração científica e a gestão administrativa têm como principal característica a busca contínua de métodos e técnicas científicas racionais, de caráter universal.
4. Por que a burocracia é considerada um modelo ideal? Quais são suas principais