DALMO DE ABREU DALLARI ELEMENTOS CARACTERISTICOS DA SOCIEDADE
- A sociedade, desde os primórdios até hoje em dia, cria meios de controle e exploração da natureza (no sentido de explorar seus recursos) com invenções, descobertas e aprimoramento de trabalho e de defesa, o que era uma sociedade simples, ficou complexa.
- Vários grupos começaram a se constituir para executar tarefas específicas, formando o pluralismo social.
- No pluralismo social, para estabelecer as regras de cada sociedade e existir um relacionamento recíproco, é preciso que essas sociedades sejam caracterizadas.
- Para caracterizar e reconhecer uma sociedade, não basta grupos numéricos de pessoas no mesmo lugar. Antes disso, é preciso encontrar elementos que são comuns nessas sociedades, por mais diferentes que elas sejam. Para que se tenha por constituída uma sociedade, é indispensável, entre outras coisas, que estas se tenham agrupado em vista de uma finalidade.
UMA FINALIDADE OU VALOR SOCIAL
- Para atingir uma finalidade, é preciso o ato da escolha, um objetivo.
- Ação livre, orientada no sentido de um objetivo, que é a finalidade.
- Finalismo Social – pontos de vista divergentes.
- Deterministas: Negam a possibilidade de escolha. O homem está submetido à várias leis naturais, sujeitas ao principio da causalidade. Para eles, não há fatores que determinam a sucessão dos fatos fundamentais que podem ser um fator da área econômica ou da área geográfica.
- Em comum, para os deterministas, o homem tem sua vida social condicionada por certo fator e, não há possibilidade de se escolher um objetivo e de orientar para ele a vida social.
- Na crença do determinismo, existe uma consequência grave que o homem, voluntariamente se submete as leis consideradas inexoráveis, ou seja, acaba automatizando sua vida social. Não acredita em mudanças qualitativas, porque tudo está predeterminada, então é inútil fazer qualquer esforço.
-Finalista: Acreditam que há uma finalidade social. Além de haver um impulso