Resenha do primeiro capitulo: elementos de teoria geral do estado
Dalmo de Abreu Dallari, formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo é jurista e professor brasileiro de Teoria Geral do Estado na faculdade a qual se formou. Tornou-se, em 1996, professor catedrático da UNESCO e em 2001, publicou sua primeira obra intitulada “O Futuro do Estado” que traz perspectivas de Estado para o futuro. Uma de suas principais obras será o livro a ser estudado neste texto, que abrange a origem e organização da sociedade.
O primeiro capítulo do livro traz conceitos de origem da sociedade, bem como noções de como diferenciar sociedade de outro agrupamento qualquer. Investe, ainda, em mostrar as diferentes finalidades sociais. Desta forma, sistematiza diversos modos de conhecimento, como filosófico, sociológico e histórico, visando preparar os juristas e fazê-los conhecer as instituições desde suas origens.
A vida em sociedade beneficia o homem em muitos aspectos, porém é grande a discussão em torno de como isso afeta a liberdade individual do homem e o porquê deste continuar a viver neste meio. Surgiram, então, várias teorias para estudar esse problema, na qual as mais conhecidas são contempladas no livro: a sociedade natural e a contratualista.
*Acadêmica da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas
*Acadêmica da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas
A sociedade natural, defendida primeiramente por Aristóteles com sua afirmação “O homem é naturalmente um animal político”, e em seguida por pensadores como Cicero Teles, Santo Tomás de Aquino e Ranelletti, versa que o homem não consegue viver isolado, pois vê na vida em sociedade e cooperação de seus semelhantes o fim para a sua existência, tendo como exceções, na visão de São Tomás de Aquino, indivíduos em comunhão com a divindade, casos de anomalia mental ou por acidente. Vale destacar que, para os