Resenha
É uma descrição minuciosa que compreende certo número de fatos: é a apresentação do conteúdo de uma obra. Consiste na leitura, no resumo, na crítica e na formulação de um conceito de valor do livro feitos pelo resenhista. A finalidade de uma resenha é informar o leitor, de maneira objetiva e cortês, sobre o assunto tratado no livro, evidenciando a contribuição do autor: novas abordagens, novos conhecimentos, novas teorias. A resenha visa, portanto, a apresentar uma síntese das idéias fundamentais da obra.
O resenhista deve resumir o assunto e apontar as falhas e os erros de informação encontrados, sem entrar em muitos pormenores e, ao mesmo tempo, tecer elogios aos méritos da obra, desde que sinceros e ponderados.
Entretanto, mesmo que o resenhista tenha competência na matéria, isso não lhe dá o direito de fazer juízo de valor ou deturpar o pensamento do autor.
O resenhista não deve "tentar dizer que poderia Ter produzido obra melhor, não deve procurar ressaltar suas próprias qualidades às custas de quem escreveu o livro comentado; e não há lugar, numa resenha científica, para perguntas retóricas ou para sarcasmos" (Barrass, 1979: 139).
ESTRUTURA DA RESENHA
1) Referências bibliográficas completas, segundo normas da ABNT; 2) Credenciais do autor (informações gerais sobre o autor, outras obras dele etc); 3) Conclusões do autor ( O autor faz conclusões ou não ? Onde foram colocadas ? Final do livro ou nos capítulos ? Quais foram ?); 4) Digesto ou Conhecimento (resumo detalhado das idéias principais ); 5) Metodologia do autor (métodos e técnicas utilizados na pesquisa); 6) Quadro de referência do autor (Modelo teórico que utiliza); 7) Crítica do resenhista (julgamento da obra do ponto de vista metodológico, mérito da obra, estilo, forma); 8) Indicações do resenhista ( a quem é dirigida? fornece subsídio para o estudo de que disciplina?, pode ser adotado em que tipo de