Energia elétrica
Definir energia é algo bem complexo, alguns autores chegam a argumentar que “á ciência não é capaz de definir energia, ao menos com um conceito independente”. Contudo, é bem difundido que a energia associa-se geralmente à capacidade de produzir um trabalho ou realizar uma ação. O termo energia também pode ser atribuído as reações de uma determinada condição de trabalho, como por exemplo, o calor dissipado de uma resistência elétrica, o trabalho mecânico realizado por um ventilador e até mesmo o trabalho realizado pelos músculos do nosso corpo a partir da energia biológica. No mundo moderno, a energia elétrica se tornou fundamental como principal fonte de luz, calor e força. Sem ele atividades simples como assistir televisão, condicionar os produtos na geladeira e ligar uma lâmpada não seriam possíveis.
1.1 Importância do Tema
A energia elétrica esta tão presente em nosso cotidiano, que às vezes não nos damos conta de sua real importância. Sem ela não conseguiríamos realizar a maioria das nossas atividades, desde atividades bem simples como um banho morno ao funcionamento de grandes empresas.
A energia elétrica esta diretamente ligada ao crescimento econômico de um país. Não há crescimento econômico sem a existência de uma infraestrutura eficiente na geração de energia. A oferta de energia dá condição para o crescimento econômico e este por sua vez impulsiona o processo produtivo.
De acordo com a ANEEL: “O consumo de energia é um dos principais indicadores do desenvolvimento econômico e do nível de qualidade de vida de uma sociedade. Ele reflete tanto o ritmo de atividade dos setores industrial, comercial e de serviços, quanto a capacidade da população para adquirir bens e serviços tecnologicamente mais avançados, como automóveis (que demandam combustíveis), eletrodomésticos e eletroeletrônicos (que exigem acesso à rede elétrica e pressionam o consumo de energia elétrica).” O que pode ser visualizado melhor através da planilha