logistica empresarial
CAPÍTULO 2 e 3 – Distribuição Física e Administração de Materiais
A) Capítulo – 2 – Distribuição Física
1) O que Donald Bowersor quis dizer quando escreveu que “ não é a organização (da distribuição física) que tem importância crítica, mas sua filosofia de operação.”?
Quis dizer que o nível mais importante na administração da distribuição física é o nível estratégico, isto é, decidir de um modo geral qual deve ser a configuração global do sistema de distribuição, que objetivamente seria a escolha da localização de armazéns, a escolha dos modos ou modais de transporte e o projeto do sistema de processamento dos pedidos, moldando o sistema de distribuição física nos seus termos mais gerais. A organização da distribuição, que seria sua administração a níveis tático e operacional é no caso secundária.
2) O que são custos conflitantes? Por que eles são importantes na administração da distribuição física?
Custos conflitantes são custos que se comportam de maneira inversa, isto é, quando um custo decresce o outro cresce. Como exemplo pode-se citar o custo de transporte que para uma mesma distância decresce se o total de carga transportada aumenta. Em compensação a transferência de maiores cargas para um depósito a um custo de transporte mais baixo acarreta um aumento do custo de estoque por se trabalhar com estoques médios maiores.
Foi com o reconhecimento desta peculiaridade que se iniciou o estuda das atividades logísticas de uma maneira global, procurando-se equilibrar as variações de custos e minimizar o custo do sistema como um todo e não de uma atividade em particular.
3) O gerente de tráfego da Monarch Electric Co. acabou de receber uma oferta de redução de frete de uma transportadora para carregamento de motores fracionais para o armazém de campo da Monarch. A proposta é de uma taxa de $3 por 100lb(cwt), se um mínimo de 40.000lb for movimentado. Atualmente, carregamentos de