Elementos de Teoria Geral do Trabalho Resumo
DALMO DE ABREU DALLARI
TEORIA GERAL DO ESTADO: NOÇÃO, OBJETO E MÉTODO – CIÊNCIA POLÍTICA
CONCEITO:
É uma disciplina que resume todos os conhecimentos na área: jurídica, filosóficos, sociológicos, políticos históricos, antropológicos, econômicos e psicológicos.
OBJETO:
É um estudo amplo do Estado em todos os aspectos, origem, organização, funcionamento e finalidade.
MÉTODOS:
• Indução – Fatos considerados isoladamente
• Dedução – Explicação dos fatos
• Analógicos – Estudos comparativo
DA SOCIEDADE
A ORIGEM DA SOCIEDADE - E SUAS TEORIAS
1) TEORIA DA SOCIEDADE NATURAL – Maior número de adeptos
O homem é um ser social e racional por natureza, e por isso, sente a necessidade de ser associa-se com outros seres humanos, e vendo assim, facilidade para satisfazer suas necessidades, obtendo os meios para que possa atingir os fins, desenvolvendo e aperfeiçoando seu intelectual.
Adeptos:
ARISTÓTELES O homem é um ser naturalmente político.
RANELLETTI O homem tem a necessidade natural de se relacionar com outros indivíduos.
SANTO TOMÁS DE AQUINO A vida solitária do homem é uma exceção somente nos casos: de comunhão com Deus, anomalia mental e naufrágios.
CONCLUSÃO: A sociedade é o produto da conjugação de um simples impulso associativo natural e da cooperação da vontade humana.
2) TEORIA DO ACORDO DE VONTADES - CONTRATO
Os homens se unem por um interesse, um acordo de vontades.
CONTRATO SOCIAL
É a mútua transferência de direitos, que através de um ato racional se estabelece a vida em sociedade. Só a vontade humana justifica a existência da sociedade.
THOMAS HOBBES – Acredita que o “estado de natureza” é o estágio mais primitivo da História, como também uma situação de desordem que se verifica sempre que os homens não têm suas ações reprimidas, ou pela voz da razão ou pela presença de instituições políticas eficientes. A Natureza humana é luxuriosa, agressiva e insaciável, levando-os a guerra de todos contra