Daens
Aluna: Helen Cristina Prof: Viviane Cunha
Turma N1 - sala 4011
DAENS –
UM GRITO DE JUSTIÇA
Diglossia (do grego di(s, dois+ glosa, língua), substantivo feminino é o estado de quem tem Língua bífida (Dicionário Universal da Língua Portuguesa - Edição (2003)); nome pelo qual se denomina uma anormalidade anatómica que consiste na presença de Língua dupla.( Enciclopédia Público nº 7 (2004)).
A noção de Diglossia teve um importante eco na Sociolinguística nascente, antes de dar o flanco a um determinado número de críticas, oriundo, em particular, dos investigadores, trabalhando sobre os crioulos e sobre o Bilinguismo hispânico (sobretudo os sócio-linguistas catalães).
Daens, Um Grito de Justiça (1992)
Passado na Bélgica no final do século XIX em uma pequena cidade flamenga, padre Daens se revolta com a caótica e deplorável situação do povo de Aalst, exploração e abusos, fizeram com que o padre conscientizasse e mobilizasse o povo da cidade a lutar contra a injustiça e desigualdade existentes entre patrão e empregado.
Entre os aspectos históricos abordados no filme, há principalmente a Revolução Industrial, tendo em vista que o filme ocorre durante este período, há os conflitos bases da revolução, entre patrão e empregado, trabalho e capital, além relação entre as classes sociais da época.
Ainda dentro de uma abordagem histórica, há a exploração de mulheres e crianças, estas trabalhavam 14 e 16 horas diárias por salários baixíssimos alem de serem expostos a riscos dentro das fabricas, na utilização de maquinas com grandes chances de acidentes.
Através da luta e incentivo do padre Daens,o movimento socialista começa a surgir incitando o povo a mudanças e luta por seus direitos enquanto trabalhadores e cidadãos.
Há ainda o conflito entre a Igreja e o Socialismo, a seguir pelas seguintes informações:
Parte da Encíclica do Papa LEÃO XIII . (PESQUISA)
"Não ajudar o socialismo -