Daens
Além disso, a burguesia serviu também para transformar a política de Estado, pois era a classe com maior poder econômico. Com isso ela interferia nas ações da Igreja e políticas, podendo manter a ordem como fosse melhor para ela. Sendo assim o país continuava sem leis trabalhistas que pudessem melhorar as condições de vida do proletariado.
A classe trabalhadora não possuía voz alguma para mudanças que pudessem ajudá-los. Os trabalhadores eram escravizados, principalmente mulheres e crianças que, mesmo cumprindo uma carga horaria de até 16 horas por dia, tinham seus salários reduzidos com o pretexto de não possuírem força física suficiente. A mortalidade nas fábricas ocorria em grande escala. Mulheres representavam a maior parte da força de trabalho e crianças começavam a trabalhar muito cedo, o que desconstruiu a ideia de família patriarcal.
A mecanização desqualificava o trabalho, o que tendia a reduzir os salários. Porém, como os centros urbanos estavam abarrotados de pessoas em sua grande maioria miseráveis era inevitável buscar uma fonte de renda. Com a revolta dos explorados, a população passou a enxergar que aquilo devia ser mudado. Vários movimentos sociais foram organizados, visando implantar um sistema socialista que favorecesse os trabalhadores. Obviamente, esses movimentos não agradaram a