Trabalho Integrador 5 Periodo Bromato 2
INTRODUÇÃO
A análise de alimentos é um dos principais fatores a serem observados no setor de nutrição animal. O principal objetivo de uma analise é conhecer a composição química dos alimentos, bem como suas propriedades gerais e sua identidade e pureza. Análise bromatológica significa o estudo da composição química dos alimentos e nutrientes contidos na amostra.
Segundo Silva e Queiroz (2002), nutrientes são substancias necessárias ao organismo, atendendo às exigências para produção animal. Dentre os nutrientes estão composto: água, carboidratos, proteínas, lipídios, minerais e vitaminas, todos estes contido na matéria seca do alimento.
O método mais utilizado para as análises dos alimentos é o de Weende, o qual foi desenvolvido na Estação Experimental de Weende, na Alemanha, e vem sendo utilizado desde 1864 (SILVA; QUEIOZ, 2002). Esse sistema de análise proximal compreende as análises de matéria seca, cinzas ou matéria mineral, proteína bruta, gordura ou extrato etéreo, fibra bruta e extrativa não nitrogenada (BERCHIELLI; PIRES; OLIVEIRA, 2006).
Neste trabalho consta a descrição de estudos e técnicas de análise bromatológicas de duas espécies forrageiras: Brachiaria ruziziensis e Cynodon nlemfuensis.
A produtividade das gramíneas forrageiras decorre da