Daens
Padre Daens: Sensibilizado com as condições de miséria da população, o padre tenta mudar a consciência que imperava entre o proletariado. Foi com a ajuda do padre, que a população aos poucos começou a perceber que a luta do movimento operário não deveria ser dirigida á maquina, mais contra o sistema de injustiças criado pelo capitalismo industrial.
A Igreja por temer o desprestígio do povo e, consequentemente a entrada do Socialismo que diminuiria o seu grande poder, tendo como aliado principal os industriais e a burguesia em geral, deixava que o Padre DAENS travasse uma luta solitária sem qualquer apoio.
Liberais: Se preocupavam com condições de trabalho dos proletários
2)Analise as lutas em torno do sufrágio universal.
As lutas pelo sufrágio universal (direito de voto) tem dois lados opostos, como uma moeda; de um lado estão os burgueses e a igreja, apoiada por eles, que não querem o sufrágio universal, pois seria uma ameaça à sua hegemonia (dominação).
O proletariado, por outro lado, quer o direito de votar, para que pudesse de alguma forma lutar por seus direitos e reduzir os poderes quase ilimitados dos burgueses sobre eles (os funcionários).
OBS: lembrar do padre passando de casa em casa e da comida dada aos funcionários(salsichas gigantes).
3)Analise o papel da imprensa no filme. Apresente três fatores relevantes relacionados a esse papel.
O filme mostra a existência de dois jornais distintos: “O Operário”, jornal dos bons católicos, sendo mais voltado a defesa do Socialismo e, portanto, do Proletariado; e“Avante”, mais voltado aos interesses da burguesia. O papel da imprensa no filme é difundir ideias de justiça/equidade.
1: Quando a menina morre e Daens lança jornais que reivindicam justiça.
2: Os jornais imprimiam suas notícias em Frances, para que a população proletária, quefalava flamengo, não pudesse lê-lo.
3: Influência do