Daens
1 - Relacione as condições de trabalho de mulheres e crianças com a organização do processo de produção existente naquele momento.
As mulheres e crianças recebiam bem menos do que os homens, que já recebiam muito pouco, por suas horas de trabalho. Alguns processos das produções das fábricas também exigiam mãos menores e mais ágeis e as crianças ficavam em baixo das máquinas para recolher sobras de tecidos e consertar alguns problemas que os novelos pudessem ter ficado presos nas engrenagens por exemplo. Este trabalho das crianças era especialmente perigoso já que as máquinas não paravam de se movimentar enquanto as mesmas trabalhavam. Em determinado momento os homens foram dispensados das fábricas e apenas as mulheres e crianças foram contratadas para o trabalho, justamente por receberem menos e trabalharem mais horas.
2 - Como a família dos trabalhadores era vista? Que função política essa posição desempenhava? Bom, as famílias não eram vistas como famílias pelos donos de fabricas, eram apenas empregados que deveriam ficar felizes com as péssimas condições de trabalho e remuneração porque se não fosse por seus empregos viveriam em uma miséria ainda maior, se só tinham um pão e algumas batatas para comer, sem os seus “empregos” não teriam nada. A primeira vista sua função política era justamente garantir que os ricos continuassem ricos, não importando como, mas depois, como mostrado no filme os trabalhadores aos poucos começaram a lutar por melhores condições, aí sim desenvolvendo um papel politico importante para o meio em que estavam inseridos.
3 - Analise o papel dos movimentos sociais na luta pelos direitos dos trabalhadores. No filme, é mostrada uma organização bem rudimentar dos trabalhadores, que apresentam união após a morte de um menino durante o trabalho. Essa morte acontece logo