Dados Jovens na Igreja (Pesquisa)
Ao final da pesquisa, foi constatado que o Brasil é o terceiro país mais religioso entre os jovens no mundo. O estudo apontou que cerca 65% dos jovens brasileiros se declaram religiosos ativos, ou seja, frequentam igreja ou grupo de jovens pertencentes às igrejas.
“A tendência é reduzir a religião a uma coleção de crenças”, afirma o professor de sociologia da USP, Flávio Pierucci.
Para Pierucci, a religião representa, nas vidas das pessoas, uma “pequena oração diária, no máximo, um ou dois minutos”.
“Então você tem uma situação aparentemente contraditória –uma população muito religiosa, como a brasileira, que gosta de religião e a respeita, a pesquisa mostra bem isso”, afirma o sociólogo. “A sociedade brasileira valoriza a religião, mas não segue nenhuma, porque elas costumam ser muito exigentes. Há apenas uma minoria que segue, o resto não tem nem tempo para isso.”
No ranking criado pelo instituto alemão, a Rússia aparece como o país onde os jovens são os menos religiosos. Segundo o levantamento, apenas em Israel a juventude é mais religiosa que a população adulta.
De acordo com Matthias Jäger, responsável pelo projeto “O Papel da Religião na Sociedade Moderna”, do instituto alemão, a pesquisa “desfaz a noção de que decrescentes níveis de religiosidade são inversamente proporcionais ao progresso econômico, social e cultural”.