analise de demandas
CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
CAMPUS DE MARABÁ
ANÁLISE DE DEMANDAS REGIONAIS
MARABÁ –2014
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLÓGICO
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
CAMPUS DE MARABÁ
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NO CONSUMO DE CARNE BOVINA NO MUNICÍPIO DE MARABÁ/PA
Trabalho realizado pelos alunos Carla Carina Miranda de Oliveira, Klivia Alves Pereira, Railana Vidal de Souza, Roger Pereira Ribeiro como requisito de avaliação parcial da disciplina Análise de Demandas Regionais, orientado pelo Professor Fabrini Quadros Borges.
2014
INTRODUÇÃO
O que vem a ser mercado?
Designa-se por mercado o local no qual agentes econômicos procedem à troca de bens por uma unidade monetária ou por outros bens. Os mercados tendem a equilibrar-se pela lei da oferta e da procura.
Existem tanto mercados genéricos como especializados, onde apenas uma mercadoria é trocada. Os mercados funcionam ao agrupar muitos vendedores interessados e ao facilitar que os compradores potenciais os encontrem. Uma economia que depende primariamente das interações entre compradores e vendedores para alocar recursos é conhecida como economia de mercado. Quando se deseja estudar um mercado, deve-se primeiramente conhecer e analisar os seus consumidores, pois são eles que adquirem os produtos e serviços da empresa. É importante saber como pensa o consumidor, o uso que dará ao produto, o quanto comprará de cada vez, a frequência de uso, os hábitos de compra em relação ao local, e quais desejos o produto satisfará, entre outros fatores.
Um dos princípios básicos da economia é o estudo da produção (oferta) versus a busca por esses produtos (demanda). A economia possui três questões básicas que dão norte a quase todas as empresas, sendo elas: - O que produzir? - Como produzir? - Para quem