Religiosidade na escola
Este estudo trata do perfil escolar de jovens estudantes articulado a aspectos sobre a religiosidade. O foco principal é compreender como o aspecto religioso se relaciona com o comportamento e a trajetória escolar do aluno, bem como, com o comportamento e a trajetória escolar do aluno, bem como, com suas expectativas de futuro e de escolarização. Esta tentativa evidenciou certas tendências que fortalecem a idéia de que a religião faz diferença e contribui com aspectos relevantes no perfil desses jovens que. Embora a diferença mais marcante esteja entre os discentes religiosos e discentes não religiosos, foram encontradas
Significativas diferenças existem entre as denominações religiosas, o que nos permite entender que a religiosidade é de fato um aspecto relevante da vida escolar dos alunos, principalmente entre os jovens que estão estabelecendo seus próprios conceitos e preconceitos. A hipótese é de que a influência da religião e da subjetividade religiosa na conduta juvenil atrelada a outras variáveis, como, gênero, status sócio-econômico, trajetória escolar, expectativas de escolarização etc, contribuam para formar um perfil dos discentes que ajude a compreender seu comportamento e desempenho escolar.
Para realização desse trabalho, a escolha foi primeiramente pela pesquisa de cunho bibliográfico que busca explicar um problema com base em contribuições teóricas publicadas em livros, revistas, jornais e num segundo momento foi feita uma pesquisa descritiva onde é possível estudar as causas que determinam o fenômeno e o modo como são produzidas.
Esse estudo sobre a trajetória escolar dos jovens e a religião: um estudo de caso foi realizado na Escola Estadual de Moranga, no segundo semestre de 2008. A escolha do tema ocorreu devido à significativa pluralidade religiosa e cultural dos jovens nessa localidade e suas singularidades, assim como a interferência dessa religiosidade em suas trajetórias no âmbito escolar.
2