Dado, informação, conhecimento e competência
SETZER, Valdemar W. Dado, Informação, Conhecimento e Competência. Revista de Ciência da Informação n. zero, dez/99.
Resumo: Definição de "dado" e caracterização de "informação", "conhecimento" e "competência", à luz de uma nova abordagem que parte do que pode ser definido matematicamente - o dado - e procede através da agregação paulatina de características adicionais para estabelecer cada um dos outros conceitos. Aplicação desses conceitos no levantamento de competências de profissionais; representação matricial e sua implementação. Organização de Centros de Competência.
Comentários: Apresentando as definições de dado, informação, conhecimento e competências o artigo inicia tudo isso de forma direta onde Dado uma “seqüência de símbolos quantificados ou quantificáveis”. Informação consiste de uma ”uma abstração informal (…), representando significativamente através de textos, imagens, sons ou animação para alguém”.
Conhecimento, por sua vez, é “uma abstração interior, pessoal, de alguma coisa que foi experimentada por alguém”. E competência é apresentada como “uma capacidade de executar uma tarefa no ‘mundo real’”.
Em seguida, o artigo finaliza com a proposição de aplicações práticas dos conceitos para o uso em organizações. Matrizes de competências podem ser aplicadas à contratação de pessoal, caracterização de cargos funcionais ou núcleos de competência na empresa. A seleção de equipes para execução de projetos pode ser melhor executada quando se utiliza a matriz de competência. É proposta também a criação de Centros de Competência, onde os profissionais seriam agrupados por competências em comum. Mesmo apontando as desvantagens dessa abordagem, o autor acredita que a possível perda de identidade com sua equipe seria suplantada pela facilidade de interação entre pares com mesma competência. Para mim, isso fere a Perspectiva Antropológica da Aprendizagem Organizacional. Entretanto, por ser um campo ainda com teorias