Gestão do conhecimento e competencias
RESUMO
Considerando o conhecimento e as competências organizacionais como recursos criadores de vantagem competitiva, o presente artigo apresenta um modelo conceitual de gestão do conhecimento e competências para o desenvolvimento de competências individuais. O modelo é parte de um projeto mais amplo que envolve sua implementação em empresa de serviços, para investigação de seu desempenho.
ABSTRACT
Considering organizational knowledge and competences as key resources of building competitive advantage, this paper presents a conceptual model of knowledge management and skills for development of individual competences. This conceptual model is part of a broader project which involves implementation to investigate its practical application in a service firm.
PALAVRAS-CHAVE
Gestão do conhecimento, gestão de competências, inovações tecnológicas, seleção, treinamento.
KEY WORDS
Knowledge management, competence management, technological innovations, selection, training.
Introdução
Nas últimas três décadas, as organizações brasileiras, tanto privadas como públicas, de forma crescente passaram a se conscientizar da importância da revisão dos seus modelos de gestão: no caso das empresas privadas, a motivação era a sua sobrevivência e competitividade no mercado; no caso das empresas públicas, tal motivação era a sua capacidade de cumprir sua missão, ou seja, atender com qualidade a prestação de serviços de interesse da sociedade.
Ao mesmo tempo, focando a realidade empresarial brasileira, constata-se que as organizações nacionais, tanto públicas como privadas, já desenvolvem esforços no sentido de recuperar o tempo perdido (de pelo menos duas décadas) que levou a um atraso em relação à situação mundial. No entanto, se há poucas empresas brasileiras consideradas de "classe mundial", já é possível avaliar a partir destas a aplicabilidade das novas práticas gerenciais que garantirão a