Dadaismo
O dadaísmo foi um movimento artístico que surgiu na Europa (cidade suíça de Zurique) no ano de 1916. Possuía como característica principal a ruptura com as formas de arte tradicionais. Portanto, o dadaísmo foi um movimento com forte conteúdo anárquico. O próprio nome do movimento deriva de um termo inglês infantil: dadá (brinquedo, cavalo de pau). Daí, observa-se a falta de sentido e a quebra com o tradicional deste movimento.
Dadaísmo
Dadaísmo Evandro Alves 53901 História das Artes Visuais Contemporâneas
A destruição também é criação O dadaísmo não tem sentido algum, é a "arte pura", feita apenas para ser arte, não para passar algum tipo de mensagem . Os artistas dadaístas procuravam a destruição da arte acadêmica e tinham grande admiração pela arte abstrata. O seu objetivo máximo era o absurdo, tendências anti - racionais e irônicas. Queriam chocar e libertar a imaginação.
Tristan Tzara (1896 – 1963) Receita para fazer um poema Dadaísta:- Pegar num jornal.- Pegue a tesoura.- Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema.- Recorte o artigo.- Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco.- Agite suavemente.- Tire em seguida cada pedaço um após o outro.- Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tiradas do saco.- O poema se parecerá com você.- E ei- lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa,ainda que incompreendido do público.
Características principais do dadaísmo:
- Objetos comuns do cotidiano são apresentados de uma nova forma e dentro de um contexto artístico;
- Irreverência artística;
- Combate às formas de arte institucionalizadas;
- Crítica ao capitalismo e ao consumismo;
- Ênfase no absurdo e nos temas e conteúdos sem lógica;
- Uso de vários formatos de expressão (objetos do cotidiano, sons, fotografias, poesias, músicas, jornais, etc.) na composição das obras de artes plásticas;
- Forte caráter pessimista e irônico,