Da internet a Gutenberg
DESENVOLVIMENTO
2.1 RESENHA CRÍTICA
No artigo o autor descreve a evolução dos métodos de adquirir conhecimento, mostrando a resistência que a classe soberana dos séculos XV e anteriores tiveram perante os novos modelos de representação linguística. Pois com a divulgação da escrita, o modelo de linguagem através de imagem poderia tornar-se questionável, visto que a leitura estimula uma visão mais ampla e com diferentes pontos de compreensão.
Em virtude disso o faraó da época acabou criando uma frase “Isto matará aquilo”, indagando que a escrita acabaria com a memória humana, depois de então esta frase ainda foi muito empregada, em situações, como o livro matará a catedral, alfabeto matará imagens).
Nos anos 60 Marshall McLuhan escreveu sua A Galáxia de Gutenberg, onde anunciava que a maneira linear de pensar instaurada pela invenção da imprensa estava para ser substituída por uma forma mais global de percepção, através de imagens de TV ou outros tipos de dispositivos eletrônicos. Mais uma vez a frase “isso matará aquilo” ficou evidente quando as discotecas estavam deixando os livros no esquecimento, e novamente a sociedade encontrava-se focada nas imagem, porem nesse mesmo século os computadores estavam entrando em cena, algo que mudaria de vez o rumo da sociedade, desta nova ferramenta pode-se conciliar os diferentes modelos de linguagem, deixando muito mais simples e eficiente a forma de adquirir conhecimento.
2.2 SEMIÓTICA
Semiótica é a ciência que estuda a linguagem dos signos e da semiose que por sua vez estuda todos os fenômenos culturais como se fossem sistemas sígnicos, isto é,