planejamento de unidade de alimentacao
O planejamento de uma UAN é realizado em diversas etapas sucessivas e envolve uma série de conhecimento. Durante os estudos de construção de um hospital, deverá estar presente o nutricionista, observando os mínimos detalhes da planta física, dimensionamento, localização e compra de equipamentos, levando em consideração, fluxos e atividades a serem desenvolvidas na unidade de nutrição (MEZOMO, 2004).
Vários fatores merecem atenção quando se pensa em área física de UAN hospitalar: tipo de hospital, capacidade do hospital, número de leitos, número total de comensais, levantamento de todos os equipamentos necessários, política de compras, além de dotação do pessoal necessário para o serviço e jornada de trabalho (MEZOMO, 2004).
Um planejamento físico respaldado no reconhecimento das características específicas do funcionamento das UAN’s, além da economia de movimento e evidente racionalização das ações, poderá evitar fatores negativos de operacionalização, dentre os quais: interrupção no fluxo de operações, cruzamentos desnecessários de gêneros e funcionários, má utilização dos equipamentos, limitação no planejamento dos cardápios por falta de equipamentos apropriados, equipamentos ociosos ou mal localizados, causando congestionamento na circulação, deficiência no sistema de ventilação e, inclusive, aumento de custos ( TEIXEIRA et al., 2004).
2 PLANEJAMENTO FÍSICO FUNCIONAL
O planejamento físico-estrutural de uma UAN tem como objetivo principal garantir instalações adequadas e funcionais, assegurando a operacionalização dentro das mais rígidas normas técnicas e de higiene, bem como a qualidade da produção do serviço prestado aos comensais, sejam eles pacientes ou funcionários.
O planejamento físico – funcional envolve abordagem adequada de uma série de aspectos fundamentais, como os que estão citados abaixo:
2.1.1Localização do S.N.D
deve estar no andar térreo, para permitir melhor operacionalização e possibilitando a fácil