A Busca e seleção das Fontes Bibliográficas
A pesquisa bibliográfica pode ser definida restritamente como um conjunto de procedimentos que procura identificar informações bibliográficas, selecionar os documentos pertinentes ao tema estudado e proceder à anotação ou fichamento das referencias e dos dados dos documentos para que sejam posteriormente utilizados na redação de um trabalho acadêmico.
Para iniciar uma pesquisa bibliográfica, necessita-se escolher um objeto de estudo, um assunto e um tema. Não é tão complicado, pois há algum tempo o aluno normalmente escolhe um tema, do qual vem se interessando. O aluno faz um esquema provisório, que irá ajudá-lo a montar melhor o trabalho. Definição dos termos (palavras-chaves) pelas quais o principal assunto e os subtemas poderão ser buscados, dentro, é claro, do espaço e tempo que pretende. Para ter uma maior segurança sobre o assunto que será tratado, o pesquisador procurar em dicionários e enciclopédias os termos colocados no esquema, para que tenha certeza de que os termos estão corretos.
Após a escolha do tema e assunto da pesquisa, se faz a tradução dos termos colocados no esquema para outras línguas além da sua, para não haver perca de tempo quando consultar informações documentadas ou até mesmo a consulta à internet, caso necessário. A língua utilizada atualmente pela ciência é o inglês, mas é conveniente que sejam traduzidos também para o espanhol e o francês, para que as buscas se tornem mais amplas.
A seleção das fontes, é onde o pesquisador deve identificar na bibliografia disponível o material que irá servir de suporte para o estudo pretendido. Para que o orientador indique a primeira fonte bibliográfica ao orientando, ele provavelmente será alguém que tenha conhecimento ou que venha investigando o assunto de interesse do aluno há algum tempo.
O aluno pesquisador deve conhecer as fontes bibliográficas secundárias adequadas ao assunto em questão. Fontes bibliográficas secundárias são as que só