Etapas de busca e seleção de Artigos em Revisões sistemáticas da literatura
Steps on searching and selecting studies for systematic reviews of the literature
Mauricio Gomes Pereira
Professor Emérito, Universidade de Brasília, Brasília-DF, Brasil
Taís Freire Galvão
Hospital Universitário Getúlio Vargas, Universidade Federal do Amazonas, Manaus-AM, Brasil
Introdução
No artigo inicial desta série, discorremos sobre passos para a elaboração de revisão sistemática. 1 Neste segundo artigo, abordaremos a fase de busca e a de seleção dos estudos.
Como o objetivo da revisão sistemática é apresentar a síntese da evidência disponível sobre uma questão de pesquisa, a busca e a seleção devem ser bem executadas, de modo que seja possível identificar e incluir estudos relevantes sobre o assunto.
Busca por estudos
Geralmente, antes mesmo de iniciar a revisão, os pesquisadores realizam buscas na literatura, a fim de melhor definir a questão de pesquisa, avaliar a viabilidade da revisão e obter maior familiaridade com o tema.
A etapa de busca para revisão sistemática, entretanto, deve ser mais criteriosa, seguindo-se procedimentos padronizados e com o devido registro do que se fez, pois isso possibilitará a sua reprodução. A seguir apresentamos proposta de método a ser seguido, com base nas principais referências da área2,4 e na experiência dos autores na condução de investigações semelhantes.
Pesquisa por estudos secundários
Esta etapa foi provavelmente executada quando da elaboração da pergunta de pesquisa.1 Revisões sistemáticas antigas sobre o tema ou temas próximos, protocolos clínicos e revisões narrativas são particularmente úteis (Tabela
1). Esse procedimento auxilia a identificar estudos potenciais e a conhecer melhor os termos relevantes para a busca.
Localização dos termos e estratégia de busca
Cada base de dados bibliográfica dispõe de um vocabulário controlado, ou thesaurus,