PDF Unidade III
Alimentação e nutrição Unidade III
Introdução
As ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) objetivam contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de práticas alimentares saudáveis, ou seja, visam garantir a segurança alimentar e nutricional dos estudantes. Assim, a coordenação das ações de alimentação escolar deve ser realizada por nutricionista habilitado – profissional responsável pelas atividades relacionadas com a alimentação e nutrição – lotado no setor de alimentação escolar da secretaria de educação da EEx.
Unidade III- Alimentação e nutrição
Alimentação e nutrição
35
De tal modo, espera-se que ao final desta Unidade você possa: :: Compreender a importância do nutricionista na execução do Pnae, em especial na execução de ações de educação alimentar e nutricional e na elaboração do cardápio da alimentação escolar.
:: Compreender a importância do adequado planejamento de um cardápio no âmbito do Pnae.
:: Conhecer a responsabilidade da EEx e dos demais atores envolvidos com a alimentação escolar quanto à qualidade dos alimentos adquiridos, bem como a correta armazenagem desses alimentos e as boas práticas de manipulação.
3.1. Educação alimentar e nutricional (EAN)
?
O que é EAN?
Curso Pnae
A EAN pode ser entendida como um conjunto de ações formativas, de prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional que objetiva estimular a adoção voluntária de práticas e escolhas alimentares saudáveis, que colaborem para a aprendizagem, o estado de saúde do escolar e a qualidade de vida do indivíduo.
36
?
Por que promover ações de EAN?
Devido ao aumento acentuado nos últimos anos da prevalência da obesidade em nível mundial, verificou-se a necessidade de fortalecer as estratégias de educação alimentar e nutricional, pois essas têm um papel importante em promover o conhecimento e promoção de hábitos alimentares saudáveis, no intuito de