Da era pré-científica ao Renascimento
Capítulo 1
Da era pré-científica ao Renascimento
1. O conhecimento como característica da humanidade
Quando falamos em cultura, estamos nos referindo a um conjunto de valores, crenças, padrões de comportamento e hábitos de vida que, apesar de geral e coletivo, varia no tempo e no espaço. (pág. 10)
Essas são as principais características do ser humano: viver de acordo com a cultura, desenvolver um sistema simbólico, comunicar-se através de complexo processo linguístico e transmitir conhecimento por meio da socialização. Tal complexidade exigiu que o ser humano se tornasse objeto de ciências especialmente desenvolvidas para compreendê-lo. São as chamadas ciências humanas entre as quais se destaca a sociologia, que estuda especialmente os princípios que regem a vida em grupo. (pág. 10)
2. A sociologia: um conhecimento de todos
Palavras e expressões são hoje muito veiculadas pelos meios de comunicação de massa e aparecem nos discursos políticos, na publicidade e no dia a dia das pessoas. [...] como se fossem termos que fizessem parte de um vocabulário conhecido por todos. (pág. 11)
[...] intui a existência de regularidades em nossa forma de comportamento e reconhece que, por trás da diversidade entre as pessoas, existe certa padronização nos modos de agir e pensar, de acordo com sexo, idade, nacionalidade, classe social ou etnia. (pág. 11)
O uso da sociologia nos diversos campos da atividade humana
A sociedade tem características que precisam ser conhecidas para que aqueles que nela atuam atinjam seus objetivos. (pág. 12)
Desafios da sociologia hoje [...] as teorias sociológicas orientam os demais cientistas na compreensão da vida social e do comportamento coletivo. (pág. 12)
[...] as teorias desenvolvidas têm tido especial aplicação na elucidação do comprometimento dos cidadãos em relação à sociedade em vivem. (pág. 12) È em razão da complexidade da vida