Metafisica
1 – Introdução
2 – Desenvolvimento
3 – Conclusão
4 – Bibliografia
Introdução
Podemos classificar como sociologia pré cientifica o conjunto de todos os trabalhos surgidos antes de Comte e Durkhein que, de algum modo,objetivavam explicar e teorizar o processo de socialização e a dinamica grupos sociais, Durkhein inaugurou a fase contemporanea da ciencia sociologica proclamando-a como tal na medida em que lhe aplicou um sistema metodologico de investigação dentro de padrões cientificos universalmente aceitos e praticados na pós-modernidade .
Sociologia pré-cientifica
Para começarmos a falar sobre a filosofia pré-cientifica, a primeira etapa é o renascimento visto por muitos como um periodo positivo pois ocorreram mudanças que contribuíram para o desenvolvimento do comércio, da navegação e do contato com outros povos, pelo crescimento urbano e pelo aumento da produção artística e literária. Outros mais pessimistas afirmam que trata-se de um período de grande turbulência social e política como os conflitos políticos entre as nações que se formavam, as guerras intermináveis e as perseguições religiosas, genocídios e escravidão promovidos na América .
Os processos mais marcantes desse periodo : 1. A emergencia e a consolidação dos Estados Nacionais; 2. O desenvolvimento do Absolutismo; 3. A adoção das praticas mercantilistas; 4. Surgimento de uma nova visão de mundo (restrita às elites, conhecida como Renascimento) 5. A cisão da cristandade; 6. A cristalização de uma sociedade de ordens ou de classes (grupos estratificados).
* As principais caracteristicas do Renascimento são : * Ruptura com a cultura medieval (que exacerbava Deus e a cultura religiosa católica); * Retomada da cultura clássica (Grécia e Roma antigas), que vinha sendo realizada pela elite intelectual do período, os humanistas; * Constitui uma das manifestações mais criativas do ocidente e permitiu fazer uma reflexão sobre as