RENASCIMENTO UNIVERSO
Após a Idade Média, o interesse que despertou a cultura clássica fez com que a educação física voltasse a ser apreciada no Renascimento e, sobretudo, pelo humanismo, a partir do século XVI. Influenciado por Petrarca e Rabelais, o médico humanista Jeronimus Mercurialis publicou em 1569 Arte Ginástica, obra na qual recuperou a teoria da ginástica greco-romana, sobretudo no sentido do exercício físico para a saúde. A actividade física orientou-se basicamente para a vertente higiénica, em detrimento da formação de atletas (aspecto que não se recuperaria até finais do século XIX). Baltasar de Castiglione, na sua obra O Cortesão, traçou a imagem do perfeito cavalheiro renas- centista, incluindo inúmeras referências à educação física, que estava incluída no conceito de educação integral e servia para a expressão da personalidade do indivíduo.
Como o próprio nome diz renasce uma nova fase, é um movimento intelectual estético e social que buscava reagir a decadente estrutura feudal.
Durante os séculos XV e XVI intensificou-se, na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento ou Renascença.
Esse período fez explodir novamente a cultura física, as artes, a música a ciência e a literatura.O Humanismo pode ser apontado como o principal valor cultivado no Renascimento.
São feito os 1º estudos cobre o corpo, ele é explorado e conhecido. A beleza do corpo que antes era pecaminosa na Idade média, passa a ser novamente explorada e estudada.
Surgem os grandes artistas como Leonardo Da Vinci, Francis Bacon e Montaigne são um deles. Eles exploraram o que antes era proibido, as atividades físicas e o mais importantes dos fatos, volta os Jogos Olímpicos!
Os discursos higiênicos começam a aparecer eles vem com o discurso de prevenir doenças, limpeza do corpo e