Código linguístico
(conotação, denotação, ambiguidade e coerência)
Sintaxe: organização das palavras nas frases
Morfologia: formação das palavras, como flexioná-las e a estrutura
Fonologia: estuda os sons da língua e a capacidade de distinguir uma palavra da outra Sintagmas: nominal: o substantivo é o núcleo da expressão:
Eu gosto de livros e bolo. verbal: o núcleo é um verbo e seus auxiliares:
Eu gosto de ler livros e comer bolo. paralelismo sintático: Nao tem paralelismo sintático quando a expressão é uma "mistura" de sintagmas, então basicamente voce tem que ter um núcleo somente verbal ou nominal pra criar o paralelismo:
Eu gosto de livros e de comer bolo. (dois sintagmas relacionados). O certo seria:
Eu gosto de livros e bolo. (só nominal) OU eu gosto de ler livros e de comer bolo (só verbal). concordância verbal: é quando voce conjuga o verbo certo de acordo com a pessoa:
Nós sempre nos desentendemos.
Faltam dois dias para o feriado.
Faz um dia que eu nao como chocolate. (o verbo fazer quando indica um tempo que passou (dois dias) é impessoal então não tem pessoa, sempre vai ser conjugado na 3 pessoa do singular. subordinação: é quando voce olha qual é o termo que depende do outro, o subordinante e o subordinado:
Falava de modo meigo ('de modo meigo' está subordinado ao 'falar')
A casa de meus tios foi demolida ('de meus tios' está subordinada ao subs 'casa') Matéria do 3° Bimestre: informações gramaticais: informações relacionadas a tres aspectos do código linguistico: fonologico, morfologico e sintático; observação sobre o emprego do léxico: indicações referentes ao local, época, situação em que se emprega o sentido variação social: diferença em alguns aspectos do código relacionadas aos diversos grupos sociais que falam a mesma lingua. variação temporal: diferença em alguns aspectos do código relacionados as diferentes épocas