Dogmatismo, ceticismo, intuição.
Ceticismo: é impossivel alcançar o conhecimento verdadeiro. O máximo que podemos fazer é suspender provisoriamente qualquer juízo admitindo uma forma relativa de pensamento. É sempre questionável. Sendo impossivel alcançar o conhecimento do real, sendo assim as pessoas não devem aspirar pela certeza absoluta. Confronta diversas convicções. Grande Representante do Ceticismo: Pierro de Élida.
Intuições: é o conhecimento imediato alcançado sem intermediários. Sendo inexprimível. É um conhecimento impossível de ser provado ou demonstrado. Pode possibilitar a invenção, a descoberta, os grandes saltos do saber humano.
a) Intuição Empírica: é o conhecimento imediato, que pode ser sensível, se percebemos cores, odores, sabores, etc; ou psicológica, se intuímos nossas emoções, sentimentos e desejos. É empirico porque vem da experiência: ato de queimar a mão.
b) Intuição Inventiva: é a intuição do sábio, do artista, do cientista, quando criam novas hipóteses; também na vida diária, enfrentamos situações que exigem soluções criativas, verdadeiras invenções súbitas. É a intuição criativa.
c) Intuição Intelectual: é aquela que você fica por um longo tempo até chegar a uma conclusão. Que procuera captar diariamente a essência do objeto.
Conhecer: é necessario conhecer para que possamos interpretar e nos situar no mundo e ser capazes de agir sobre ele. (estabelecendo semelhanças, diferenças, contiguidades,