Inclusão digital
Inclusão Digital pode ser considerada como democratização das tecnologias. Esse assunto tem sido muito repercutido no Brasil pelas dificuldades encontradas para a implantação.
Desde o início de 2005, foi implantado pelo Governo Federal um projeto de inclusão digital: Computador para todos. Esse projeto é voltado para a classe C e permite a oferta de computador e acesso à Internet a preços subsidiados. O equipamento deve utilizar obrigatoriamente software livre..
Numa sociedade como a brasileira, em que mais de 95%; da população em idade escolar está, hoje, pelo que consta e em princípio, na escola, é de esperar que a Inclusão Digital se faça predominantemente dentro da escola e através dela - e que, portanto, com o tempo, os programas de Inclusão Digital extra-escolares se tornem virtualmente desnecessários principalmente para aqueles que continuam excluídos da tecnologia digital apesar de já terem passado da idade escolar.
Assim sendo, a escola pode concentrar seu esforço naquilo que realmente importa na Inclusão Digital, a saber: capacitar seus alunos para integrar a tecnologia na sua vida e nos seus afazeres, desenvolvendo, com a ajuda da tecnologia, as competências necessárias para melhorar a qualidade de sua vida. Qualquer programa de Inclusão Digital através da escola deve explorar as formas em que a tecnologia pode ajudar os alunos.
Os meios de comunicações da atualidade estão sendo cada vez mais importantes para todos nós, pois são através deles que podemos descobrir várias informações ao mesmo tempo.
Um exemplo de uma grande criação dos últimos tempos que sem dúvida alguma, ajudou e muito as pessoas foi à internet. Sim ela mesma, a internet atualmente é uma grandiosa fonte de comunicação para as pessoas do mundo todo. Por intermédio da internet podemos comprar produtos sem que ao menos saiamos de casa e sem ter que ficar andando de um lado para o outro, com a internet podemos pagar as nossas contas, isso sem enfrentarmos as longas filas