Código de ética do administrador
O Código de Ética Profissional do Administrador (CEPA) é o guia orientador e estimulador de novos comportamentos e está fundamentado em um conceito de ética direcionado para o desenvolvimento, servindo simultaneamente de estímulo e parâmetro para que o administrador amplie sua capacidade de pensar, visualize seu papel e torne sua ação mais eficaz diante da sociedade.
O código apresenta normas de conduta para o cumprimento da profissão. Sendo de interesse geral dos inseridos naquela classe, na tentativa de levar o profissional ao cumprimento do exercício de uma virtude obrigatória, com existência de órgãos fiscalizadores e controladores do respeito ao referido código na execução das atividades. 2) Apontar um dos DEVERES contidos no "código" que vocês percebem como o menos observado, o menos aplicado pelos profissionais Administradores.
Art. 1º São deveres do Profissional de Administração: VI - renunciar, demitir-se ou ser dispensado do posto, cargo ou emprego, se, por qualquer forma, tomar conhecimento de que o cliente manifestou desconfiança para com o seu trabalho, hipótese em que deverá solicitar substituto;
3) Fazer a justificativa sobre o DEVER, a tarefa realizada na letra b. Justificar com sustentação teórica.
A ética é indispensável ao profissional, porque na ação humana “o fazer” e “o agir” estão interligados. O fazer diz respeito á competência, á eficiência que todo profissional deve possuir para exercer bem a sua profissão. O agir se refere á conduta do profissional, ao conjunto de atitudes que deve assumir no desempenho de sua profissão.
A honestidade e lealdade são elementos fundamentais da empregabilidade. Muitas pessoas não conseguem ser leais, e não conseguem seguir o código de ética estabelecido, e por isso acabam administrando de uma forma na antiética e desonesta com seus clientes, que