Código de Ética de 1947
CENTRO DE ARTES, HUMANIDADES E LETRAS.
SERVIÇO SOCIAL – SEMESTRE 2011.1
EMANUELE MASCARENHAS
FERNANDA SILVA
MARILU SILVA FERREIRA
A CRIAÇÃO DO CÓDIGO DE ÉTICA DE 1947
E SEU CONTEXTO HISTÓRICO-POLÍTICO
CACHOEIRA – BA
2013
EMANUELE
FERNANDA SILVA
MARILU SILVA FERREIRA
A CRIAÇÃO DO CÓDIGO DE ÉTICA DE 1947
E SEU CONTEXTO HISTÓRICO-POLÍTICO
Trabalho solicitado pela professora Rosimeire Guimarães, da disciplina Ética Profissional, do curso de Serviço Social, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia,para fins avaliativos.
CACHOEIRA – BA
2013
POLÍTICA NACIONAL DE ASSITÊNCIA SOCIAL: CONTEXTO HISTÓRICO, CONTEMPORANEIDADE, DESAFIOS E PERSPECTIVAS
A Assistência Social no Brasil tem sua origem histórica baseada na caridade, filantropia e na solidariedade religiosa.
Até a década de 40, essa corrente perdurou. Em 1947 foi criada a Legião Brasileira de Assistência - FLBA com o objetivo de atender as famílias dos pracinhas combatentes da 2ª Guerra Mundial. Inicialmente caracterizou-se por um atendimento materno-infantil. Posteriormente esta instituição foi crescendo e sua linha programática foi acompanhando as demandas do desenvolvimento econômico e social do país, bem como da população em estado de vulnerabilidade social.
A gestão pública da LBA foi centralizada com representação nos 26 Estados da Federação e do Distrito Federal. A linha programática se constituía de: Assistência social; Assistência judiciária; Atendimento médico-social e materno-infantil; Distribuição de alimentos para gestantes, crianças e nutrizes; Assistências integrais a crianças, adolescentes e jovens (creches e abrigos); Qualificação e iniciação profissional; Liberação de instrumentos de trabalho; Orientação advocatícia para a regularização e registro de entidades; Programas educacionais para o trabalho; Geração de