CULTURA ORGANIZACIONAL
INTRODUÇÃO
Todas as empresas independentemente do ramo ou função possuem seu tipo de cultura organizacional, pois cada uma tem sua personalidade própria. A cultura organizacional são valores compartilhados por seus funcionários, com esses valores os líderes desenvolvem um conjunto de características que a organização valoriza para atingir seus objetivos, mas estas característicaspodem ser mudadas com o tempo devido a variáveis culturais.
DESENVOLVIMENTO
Com base nas suas características, podemos dizer que a cultura organizacional é representada por seus funcionários, mas para isso é preciso líderes competentes com o intuito de analisar e orientar os elementos fundamentais que são: Valores, crenças, ritos, normas, processos de comunicação a esses funcionários para que a empresa tenha sucesso.
De uma maneira mais simples ou formal de se representar a cultura organizacional, pense da forma como fomos criados. Cada grupo familiar tem um tipo de organização em sua casa, onde a maneira de resolver problemas, condutas de certo ou errado se diversificam de um grupo familiar para o outro. Por exemplo, os pais do primeiro grupo familiar deixam seus filhos comer doces antes do almoço, porém os pais do segundo grupo familiar acreditam que esse tipo de atitude prejudicaria na educação alimentar de seus filhos. Usamos esses exemplos para aplicar em duas empresas como se na primeira empresa tivesse uma norma de relacionamento entre funcionários que não fosse permitido, neste caso encarado como um comportamento que prejudicasse no desenvolvimento do trabalho e crescimento da empresa, mais que para a segunda empresa esse tipo de relacionamento fora encarado de maneira que ajudasse no crescimento e desenvolvimento.
Segundo Smircich (1983) ‘’ressalta que tanto para os sociólogos como para osantropólogos estudar a cultura quer dizer