disfuncoes sexuais femininas
Capitulo 2 - Transtornos da Excitação/Desejo Sexual em Mulheres
Disfunção do Desejo/Interesse Sexual
Definição
Ausência ou diminuição de sensações de interesse ou desejo sexual, ausência de pensamentos ou fantasias sexuais e falta de desejo responsivo. As motivações (aqui definidas como razões/incentivos) para tentar se excitar sexualmente são poucas ou inexistentes. A falta de interesse é considerada como estando além da diminuição normativa do ciclo de vida e da duração do relacionamento. (Basson et al., 2003, Leiblum, XXXX)
Complexidades da Excitação e a falta dela Excitação biológica X Excitação subjetiva.
Coexistência da Disfunção
Embotamento penetrante gradual da resposta sexual.
Angústia em relação à Disfunção Sexual
Pesquisas mostram que a angustia é maior em pessoas vitimas de abuso na infância e que o sentimento de angustia diminui com o passar do tempo.
Avaliação
Avaliação Multifacetada;
- Intimidade Emocional,
- Saúde Mental,
- Contexto Social,
- Capacidade de se focar na Interação Sexual
- Fatores Biológicos.
Tratamento
- Terapia
- Suplementação de testosterona
Resultado
O resultado de questionamentos sobre a satisfação sexual do casal mostra que em casais onde o parceiro possui limitações, mas não impedimentos o desejo feminino não diminui e que as preliminares ao intercurso sexual se mostra bastante satisfatória, o mesmo que ocorre em casais saudáveis.
Capitulo 3 - Transtorno da Excitação Genital Persistente: Desconcertante, Angustiante e pouco Reconhecido
Definição
Excitação genital espontânea, intrusa e não desejada (por exemplo, formigamento, batimento, pulsação) na ausência de interesse ou desejo sexual. É comum não haver consciência de qualquer excitação subjetiva, mas não invariavelmente não prazerosa. A excitação não é aliviada por um ou mais orgasmos, e a sensação de excitação persiste por horas ou dias.
Características que publico atingido,
Diversificado, podendo ter