norma isa
Existem muitos símbolos e nomenclaturas relacionados a instrumentação industrial, sendo assim é muito importante que exista uma padronização, de maneira que neste trabalho será mostrado a Norma Isa 5.1 que padroniza tais nomenclaturas.
Norma Isa 5.1
A Norma ISA 5.1 estabelece uma padronização para designar os instrumentos e sistemas de instrumentação usados para medição e controle em equipamentos e processos industriais, para isso a norma define símbolos, elementos gráficos, códigos de identificação alfa e numéricos, abreviaturas, blocos de função e linhas de conexão. O norma é adequada para uso em indústrias químicas, de petróleo, de geração de energia, refrigeração, mineração, refinação de metal, papel e celulose também é usada sempre que qualquer referência a um instrumento ou a uma função de um sistema de controle for necessária com o objetivo de simbolização de identificação.
Fluxograma
Todas as informações do processo são registrados em um fluxograma que são desenhos básicos cujo objetivo é mostrar um processo industrial,onde são indicados os principais equipamentos que compõem este processo e todas suas interligações e particularidades. São desenhos esquemáticos onde não é obedecido nenhum rigor dimensional (sem escala) e tem por objetivo visualizar o funcionamento sequencial de um sistema fabril.
Aplicação
• Fluxogramas de processo e de engenharia;
• Diagramas de controle de processos, conhecidos como diagrama P&I;
• Desenhos de detalhamento de instrumentação; instalação, diagramas de ligação, plantas de localização, diagramas lógicos de controle, listagem de instrumentos;
• Painéis sinópticos e semigráficos na sala de controle;
• Diagramas de telas de vídeo de estações de controle.
Instrumentação industrial Definições
• Chave – Dispositivo que conecta, desconecta ou transfere um ou mais circuitos e que não seja designado como controlador, relé ou válvula de