Normas ISA 5.1
Introdução:
A Norma ISA 5.1 (Instrument Society of America) estabelece uma padronização para designar os instrumentos e sistemas de instrumentação usados para medição e controle em equipamentos e processos industriais.
Para isso a norma define símbolos, elementos gráficos, códigos de identificação alfa e numéricos, abreviaturas, blocos de função e linhas de conexão. A norma é adequada para uso em indústrias químicas, de petróleo, de geração de energia, refrigeração, mineração, refinação de metal, papel e celulose e muitas outras.
A norma é adequada para uso sempre que qualquer referência a um instrumento ou a uma função de um sistema de controle for necessária com o objetivo de simbolização de identificação.
A norma destina-se a fornecer informações suficientes a fim de permitir que qualquer pessoa, ao revisar qualquer documento sobre medição e controle de um processo industrial, possa entender as maneiras de medir e controlar o processo. Esta Norma é utilizada na elaboração dos seguintes documentos:
- Fluxogramas de processo e mecânico;
- Diagramas de sistemas de instrumentação;
- Especificações, listas de instrumentos;
- Identificação de instrumentação e funções de controle.
Para os Fluxogramas de Processo admite-se uma simplificação na utilização dos símbolos gráficos recomendados por esta Norma.
Definições:
Instrumentação
É a aplicação de instrumentos.
Instrumentos
Dispositivos usados direta ou indiretamente para medir ou controlar uma variável, ou ambos.
Processo
Qualquer operação ou sequencia de operações envolvendo uma mudançade estado, de composição, de dimensão ou outras propriedades que possam ser definidas relativamente a um padrão.
Alarme
Indicação da existência de uma condição anormal por meio de um sinal sonoro, visual ou de ambos.
Atrás do Painel
Termo aplicado a instrumentos inacessíveis ao operador e que normalmente estão localizados no interior do painel ou em armários