PROGRAMA DE SAÚDE NA ESCOLA
O programa saúde na escola(PSE), é uma politica intersetorial da saúde e da educação, foi instituido em 2007, para crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação publica basileira, e se unem para promover saude e educação integral.
Implica em colocar em questão: Como os serviços sociais e de saúde estão se relacionando? Qual o padrão comunicacional estabeleciso entre as diferentes equipes e serviços? Que modelos de atenção e de gestãoestão sendo produzidos nesses serviços?
O programa também se articula com outros programas como o da rede básica de saúde. Veio para o desenvolvimento da cidadaniae da qualificação das politicas públicas brasileiras. Sua sustentabilidade e qualidade dependem de todos nós.
É fundamental que o atendimento à saúde ultrapase os muros dos hospitais e centros de saúde e envolva a participação de outros setores da sociedade .A escola é formadora de opiniões de crianças, adolescentes e de suas familias, sendo um dispositivo social a ser utilizado como cenário e ferramenta da educação em saúde, buscando formar cidadãos conscientes e responsáveis por suas escolhas e comportamento.
Neste sentido, o elo saúde e educação é fundamental para alcançar grupos populacionais de crianças e adolescentes.
É preciso compreender que o espaço escolar não deve ser utilizado para consultas médicas com o objetivo da medicalização ou diagnóstico clínico-psiquico dos fracassos do processo ensino-aprendizagem, mas apenas para triagens, por sua objetividade e gamho de escala em ambiente coletivo.
OBJETIVO
Para regulamentar as atividades para a saúde no ambito escolar, o decreto nº 6286 de 05 de dezembro de 2007 instituiu o Programa de Saúde na Escola (PSE) e suas finalidades; ea portaria nº 1861, de 04 de setembro de 2008 regulamentou a responsabilidade orçamentária do Ministério da Saúde com os municipios que qderem ao PSE.
O PSE é o resultado de uma parceria entre os Ministérios da saúde e