Código de Hamurabi
O Código de Hamirabi é um conjunto de leis escritas em uma pedra, que também pode ser chamado Hammurabi, com um ótimo estado de conservação um dos melhores textos já encontrados na Mesopotâmia. Encontrado em uma expedição francesa em 1901, na cidade de Susa, atual Iraque na região da antiga Mesopotâmia.
Em uma rocha de Diorito foi talhado o monumento com 282 leis, mas contendo só 281, porque o numero 13 não existe por causa de superstições da época. Com 2,25 metros de altura e 1,5 metros de circunferência, ela contem 3.600 linha e 46 colunas de escrita.
Procura-se saber onde iniciou o direito, voltando a o inicio de varias civilizações encontra-se em cada sociedade em cada lugar diferentes tipos de comportamento e regras, estabelecidas de acordo com suas necessidades. Assim como o Código de Hamurabi na civilização Babilônica, sendo o mais antigo conjunto de leis que se tem conhecimento. E sua grande marca é a lei do Talião, no entanto por causa dessa marca deixa se passar despercebido outros aspectos do código até mesmo alguns pontos humanitários também.
Aspectos histórico, o Rei Hamurabi foi o fundador do primeiro império Babilônico, unificando a região que foi formada com a invasão dos Amoritas que derrubaram os Acádios, o nome Mesopotâmia tem o significado de entre rios, que são os dois mais importantes na região, o rio Tigre e o Eufrates.
Talvez por causa desta situação geográfica trata-se no código de artigos falando sobre irrigação a profissão de barqueiros e a importância da água, citado nos artigos 53,55 e 56.
- 53 - Se alguém é preguiçoso no ter em boa ordem o próprio dique e não o tem em conseqüência se produz uma fenda no mesmo dique e os campos da aldeia são inundados d'água, aquele, em cujo dique se produziu a fenda, deverá ressarcir o trigo que ele fez perder.
- 55 - Se alguém abre o seu reservatório d'água para irrigar, mas é negligente e a água inunda o campo de seu vizinho, ele deverá restituir o