Código de defesa do consumidor
Ipem reprova 25% dos lotes de produtos na Operação Páscoa
Média em São José dos Campos superou o registrado em SP -19,49%.
Foram reprovados lotes de bacalhau,e produtos de chocolate.
Um quarto dos lotes de produtos analisados em São José dos Campos pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) foram reprovados na 'Operação Páscoa'. O índice de irregularidades foi superior à média do Estado - 19,49%.
As amostras foram analisadas nesta semana pelo órgão. Entre os produtos analisados estão itens típicos da época, como ovos de páscoa, bombons, colombas e pescados. Além de São José, o trabalho foi feito em seis cidades do interior de São Paulo.
Na cidade foram coletadas amostras de 16 produtos, entre as quais quatro foram reprovadas por diferenças entre o peso atestado pelos fiscais e o estampado na embalagem.
As irregularidades foram encontradas em lombos de bacalhau, bombons sortidos, cobertura de chocolate e chocolate ao leite com confeito. Na mesma operação, em 2012, São José dos Campos teve 22% das amostras reprovadas.
Para o delegado regional do Ipem, Flávio dos Santos Pereira Dutra, os índices de reprovação são considerados altos. "O ideal é que não haja irregularidade, mas até 5% ainda poderíamos considerar um média tolerável. Mais do que isso é muito", disse ao G1.
Autuação
As empresas cujos lotes foram identificados problemas foram autuadas e terão dez dias para apresentar defesa, que posteriormente define a penalidade a ser aplicada. A multa pode chegar a R$ 30 mil.
O consumidor que desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria do Ipem pelo telefone 0800-013-0522 , de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br.
G1. Ipem reprova 25% dos lotes de produtos na Operação Páscoa. Acesso 06 de Abril de 2013. Disponível em:<