CÉREBRO - APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Nesta apresentação falaremos sobre o cérebro, o que é, como é constituído, suas funções e seu funcionamento na aprendizagem. Abordaremos também sobre o surgimento do cérebro, seus pensadores, a importância do desenvolvimento cerebral e como é desenvolvido na criança, doenças cerebrais, o ramo da ciência que o estuda, suas funções cognitivas, plasticidade cerebral, fatores que influenciam o aprendizado seus níveis hierárquicos, disfunções cerebrais, sua relação com a pedagogia e algumas curiosidades.
2. CÉREBRO
O cérebro é a parte mais desenvolvida do encéfalo, pesa aproximadamente 1,3 kg e, apesar de ser aproximadamente 2% do peso do corpo, recebe 25% do sangue que é bombeado pelo coração. Tem um aspecto semelhante ao miolo de uma noz e sua massa de tecido cinza-rósea apresenta uma substância cinzenta e uma branca.
O córtex cerebral é um tecido delgado e tem uma estrutura laminar formada por seis camadas. É constituído por células neuroglias e neurônios. As células neuroglias tem a função de nutrir, isolar e proteger os neurônios e são tão críticas para certas funções corticais quanto os neurônios.
2.1. LOBOS CEREBRAIS
O córtex cerebral é dividido em lobos cerebrais. Na região da testa está localizado o lobo frontal, na área da nuca está o lobo occipital, na parte superior central da cabeça localiza-se o lobo parietal, na região lateral está o lobo temporal e o lobo da ínsula, que é o único que não se relaciona com nenhum osso do crânio, está situado profundamente no sulco lateral.
2.1.1. Funções dos lobos
O lobo occipital está relacionado com a visão. O lobo parietal processa todos os sinais relacionados ao espaço corporal, inclusive a qual parte desse espaço dedicamos nossa atenção. O lobo temporal processa informações auditivas, visuais e ainda participa da representação da identidade pessoal e do julgamento moral. No lobo frontal se encontram as áreas do córtex que organizam o comportamento, desde a elaboração de metas e estratégias, passando