Resumo Homem e Sociedade
Ao se acumular, o gelo retia a umidade que caía e não a devolvia à sua fonte, os oceanos. Durante a interglaciação ou um interestádio, a água das geleiras que se descongelavam voltava para os mares. Assim, a glaciação reduzia gradativamente a quantidade de água dos oceanos e o nível do mar baixava. O processo se invertia durante uma interglaciação. Alterações semelhantes do nível do mar, durante uma glaciação, correspondem ao estádio e enterestádio. É provável, pelos indícios atuais, que a diminuição do nível do mar começaria vem antes de haver considerável redução das margens do lençol de gelo. Este último fato é interpretado como sendo decorrente da fusão, primeiro da parte central da geleira, sendo água drenada para o mar.
A última das quatro glaciações, na América do Norte, é chamada de Wisconsin, e é comumente dividida em dois períodos, o anterior e o posterior, separados por um grande enterestádio. O último grande estádio, ou estádio Wisconsin posterior, é chamado de Vashon, a oeste das montanhas Rochosas, e de Mankato no resto do continente.
As alterações do nível do mar, durante a glaciação Wisconsin, fez com que a conexão da terra fosse exposta e submersa inúmeras vezes. Durante o estádio Vashon, a conexão de terra tinha cerca de 16000 metros de largura porque o nível do mar tinha baixado de pelo menos 100 metros. Deve-se imaginar que essa conexão de terra foi aumentando gradualmente até atingir a sua extensão máxima, e, depois de um período, foi reduzindo até, finalmente, submergir