Homem E Sociedade UNIDADE I RESUMO
Procura estudar os ambientes em que estão inseridos o ser humano: ambientes sociais.
Ser Humano, Cultura e Sociedade.
Com o objetivo de abordar a natureza social do ser humano. Algumas característica do ser humano são inatas (já vem com o ser humano) e outras caracteristicas, habilidades vem atraves da aquisição de culturas, de valores.
A inserção do ser humano no seio social. "Por que que existe a criminalidade? Por que que existem anomalias sociais? Por que que acontece os desvios de caráters?" Inquietações que surgem dentro da relação do homem com a sociedade.
Para as ciencias sociais somos "Animais Culturais" ou seja, produzem conhecimento a partir do meio que estão inseridos. Dentro do aspecto de socialização o ser humano desenvolve conhecimento a partir da aplicação da inteligencia que ele tem. Todo mundo nasce com uma certa inteligencia, alguns aplicam mais, outros desenvolvem mais e outros são mais reclusos.
A diferença desse "Animal Cultural" foi garantida através de "armas sociais" que dão ao ser humano uma diferenciação:
Comunicação: (Verbal, escrita, gestos, olhar...) As pessoas se envolvem num processo cultural do meio em que ela vive e gera então um aspecto de comunicação.
Cooperação: Os seres humanos cooperam entre si partindo da interdependencia. Ele é dependente do meio social que ele vive mas além de termos a noção da depentencia social também precisa ter noção da interdependencia.
Regras e Leis.
Se o ser humano não tivesse desenvolvido a vida em sociedade baseada na cultura, provavelmente nossas capacidades de inteligencia sequer seriam exploradas.
É importante perceber que é comum o pensamento que surge em pessoas mais dotadas de pessoas inteligentes. "Senso Comum". Pensamento de que algumas sociedades são mais inteligentes que outras, ou algumas pessoas dentro dessa sociedade sejam mais inteligentes que outras. (Infundado, visto com certo preconceito).
Pela antropologia isso é denomidado pelo conceito de