Células Fotovoltáicas
Escolha do tema:
A matriz energética padrão mundial é baseada no consumo de combustíveis fósseis, tais como petróleo e carvão, fontes poluentes e insustentáveis. Os gases liberados pelas reações químicas, para obtenção da energia elétrica, vêm agredindo de forma intensa o meio ambiente. O efeito estufa e a poluição do ar são malefícios que estimularam o grupo a aperfeiçoar as fontes de energia renováveis já existentes.
A equipe optou pela energia solar por ser uma fonte renovável, não poluente e inesgotável. O que também favoreceu foi o fato do Brasil ser um dos países com maiores níveis de radiação solar do mundo.
Objetivos da equipe:
O grupo Solaris buscou nesse projeto passar para as pessoas os benefícios da utilização da energia solar através de pesquisas sobre as células fotovoltaicas por ser uma fonte energética sustentável e não apresentar graves riscos de poluir o meio ambiente. Para usa-la como energia elétrica, são utilizadas as placas fotovoltaicas, que fazem a captação dessa energia de forma simples e eficaz. O grupo explorou os métodos utilizados na construção das células fotovoltaicas visando o aumento da vida útil e a eficiência na transformação de energia.
Reportagem interessante:
Novo estádio em Belo Horizonte faz uso da energia solar
Uma parceria entre o governo de Minas Gerais, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), e o consórcio Minas Arena inaugurou, nesta sexta-feira (17), a Usina Solar Fotovoltaica (USF), no estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, em Belo Horizonte. O estádio é o primeiro do Brasil a receber a tecnologia, que começa a funcionar na Copa das Confederações, em junho deste ano, segundo a Cemig. O sistema vai ser responsável pela geração de energia correspondente ao consumo de 900 residências.
O sistema será uma fonte limpa de geração de energia. Painéis coletores foram instalados na cobertura do Mineirão, em uma área total de 9,5 mil metros quadrados. De acordo com