Célula fotovoltaica
Célula Fotovoltaica
A Célula Fotovoltaica ou Célula Solar, Célula Fotoelétrica entre outros nomes, é um dispositivo elétrico que converte a luz que recebe diretamente em energia elétrica através de fenômeno conhecido como efeito fotovoltaico. * Funcionamento:
Para entendermos mais sobre o processo, temos que falar sobre os semicondutores. Os semicondutores são materiais com características intermédias entre um condutor e um isolante elétrico. Entre os semicondutores, o mais utilizado é o Silício, pois ele é o segundo material mais abundante na crosta terrestre, normalmente ele se apresenta como areia. Mas não é apenas o Silício puro que é utilizado, pois ele não possui elétrons livres. Para alterar isto é acrescentado porcentagens de alguns elementos. Esse processo é chamado de dopagem. Na dopagem do silício cria-se um silício com portadores de carga negativa ou elétrons livres (Tipo N) e cria-se um silício com portadores de carga positiva ou com falta de elétrons (Tipo P). Cada Célula fotovoltaica compõe-se de uma fina camada de material tipo N e outra com maior espessura de tipo P.
Separadamente, os materiais são eletricamente neutros. Mas ao serem unidos, na união P-N, gera-se um campo elétrico, devido aos elétrons do silício Tipo N ocuparem os espaços vazios da estrutura de silício tipo P. Ao incidir a luz sobre a célula fotovoltaica, os fótons que a integram se chocam com os elétrons dando-lhes energia e transformando-os em condutores. Devido ao campo elétrico gerado na união P-N, os elétrons são orientados e fluem da camada P para a camada N. Por meio de um condutor externo, liga-se a camada negativa a positiva. Gera-se assim um fluxo de elétrons na conexão. E enquanto a luz continuar a incidir na célula, o fluxo de elétrons irá se manter. * Aplicações:
Esta tecnologia serve para abastecer sistemas solares para casas e comunidades como, por exemplo, o bombeamento de água, luz, comunicação e refrigeração. O sistema