Livro patch adams: o amor é contagioso
Então, procura pelo terapeuta e diz que vai sair do hospital pois quer ajudar os outros, entrando em contato com eles e não sendo como o terapeuta que nem sequer os escuta.
Sai do consultório dizendo que seu nome passa a ser Patch Adams.
Dois anos depois, está cursando medicina. Na aula inaugural, o reitor Walcott diz: "... vamos desumanizá-los, vamos torná-los médicos." E todos aplaudem, menos Patch.
Patch tenta se aproximar de uma colega de sala (Carin) e ela o repele de maneira contundente. Outro colega que assiste à cena, Truman, solidariza-se e passam a viver momentos de "aproveitamento" do acaso, no qual testa suas teorias de melhoria de qualidade de vida.
Patch é um homem para o qual não existe limite, convenções sociais, restrições. Para ele, tudo é permitido. Ele é rebelde, com dificuldade para se relacionar de maneira socialmente adequada. Por isso, não se conforma em atender clientes apenas no 3º ano do curso. Então, passa a freqüentar o hospital ligado à Faculdade no intuito de agradar, brincar e divertir os pacientes.
Seu rendimento acadêmico é excelente. É um idealista, pensa que "o médico deve melhorar a qualidade de vida do paciente e não apenas adiar a morte.
Após muitos contratempos, enfim chega o 3º ano, e Patch, além de atender os clientes do hospital acaba por montar seu próprio ambulatório com atendimento gratuito, com um atendimento mais pessoal e humanizado
Carin passou a confiar em Patch e a ajudá-lo em seu projeto. Ela lhe disse que desde criança invejava as lagartas pois sabia que podiam se transformar e serem livres, voando para bem longe tudo.
Seu colega de quarto,