Células de produção
O conceito de células de produção tem sido aplicado na indústria de manufatura com o objetivo, entre outros, de simplificar o planejamento, diminuir o tempo de produção e aumentar a produtividade, melhorando a satisfação dos trabalhadores.
Originária do sistema Japonês Just in time, essa ferramenta gerencial é usada atualmente por empresas de todos os ramos de atividade, no mundo inteiro, pois na era globalizada da economia, apenas as empresas altamente produtivas conseguirão competir no mercado.
O que é células de produção?
Células produção é o rearranjo do layout do setor de manufatura, usado como uma forma de organização que procura a integração como meio para alcançar um objetivo.
Este tipo de organização tem sido adotado com o nome de “Ilhas de produção” e cada uma tem suas características próprias, porém essa organização somente dará resultados se houver total integração entre os operadores envolvidos diretamente com essas “Ilhas de produção” e com os postos de apoio direto e indireto.
Para alcançar esta integração, faz-se necessário uma maior autonomia dos operadores na organização de suas tarefas diárias, em todos os níveis: planejamento, abastecimento, “Set-Up”, regulagem e outros assuntos de interesse de seu posto de trabalho, ou seja, um espírito de equipe com mais responsabilidade e autogestão.
Para a organização física do setor produtivo é designado um conjunto de produtos que sofrem operações específicas.
Além disso, as células de produção têm como princípio a utilização de um ou dois operários.
Requisitos para implantação das celulas de produção;
Vários fatores devem ser tratados quando adotar-se as células de produção:
• Alto grau de comprometimento da Direção e Gerência intermediária com a produção e colaboradores.
• Alto senso de organização e disciplina.
• Planejamento criterioso de todo o processo produtivo.
• Gerenciamento de processo.
• Uso de medições permanentes do inicio ao fim do