células de produção
Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa. O termo just in time é em inglês, e significa na hora certa.
O sistema just in time pode ser aplicado em qualquer organização, e é muito importante para auxiliar a reduzir estoques e os custos decorrentes do processo. O just in time é o principal pilar de diversas fábricas, em especial de carros, o just in time é o principal pilar do sistema Toyota de produção.
Com este sistema, o produto ou matéria prima chega ao local de utilização somente no momento exato em que for necessário, ou seja, os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados, não existe estoque parado. O próprio conceito do termo é relacionado a produção por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e só depois fabricá-lo ou montá-lo.
É muito mais do que uma técnica de administração da produção. Sendo considerado como uma completa filosofia, na qual inclui aspecto de administração de materiais, gestão da qualidade, arranjo físico, projeto de produto, organização do trabalho e gestão de recursos humanos. (CORRÊA, GIANESI, 1993, p.56)
Nas fábricas onde está implantado o just in time, o estoque de matérias primas é mínimo e suficiente para poucas horas de produção, e para que isso seja possível, os fornecedores devem ser treinados e capacitados para que possam fazer entregas de pequenos lotes na frequência desejada. A redução do número de fornecedores para o mínimo possível é um dos fatores que mais contribui para alcançar os potenciais benefícios da política just in time.
É um sistema bastante eficiente pelas suas vantagens competitivas de custo, qualidade, flexibilidade, velocidade e confiabilidade. Deve-se partir da alta direção da empresa a decisão da implementação do projeto, pois altera toda a estrutura organizacional. Os pontos fortes são:
Produção sem