Célula animal
As células animal apresentam o núcleo – local onde encontramos o material genético – separado do citoplasma pela presença de um envoltório que denominamos de carioteca, além de outras estruturas presentes no citoplasma que não encontramos em células procarióticas.
Ribossomos: participam do processo de síntese protéica.
Inclusões Citoplasmáticas: são estruturas não membranosas e temporárias que representam formas de reservas de substâncias na célula.
Citoesqueleto: responsável pelos movimentos celulares e composto por uma rede de finos tubos protéicos – microtúbulos – que sustentam o citoplasma.
Organelas membranosas: cada qual com funções específicas. As organelas presentes em praticamente todas as células eucarióticas são: complexo de Golgi, retículo endoplasmático, peroxissomos, mitocôndrias e lisossomos.
A membrana plasmática, membrana celular ou plasmalema é a estrutura que delimita todas as células vivas, tanto as procarióticas como as eucarióticas. Ela estabelece a fronteira entre o meio intracelular, o citoplasma, e o ambiente extracelular, que pode ser a matriz dos diversos tecidos.
Citoplasma significa célula e plasma que significa dar forma.
É o espaço entre a membrana plasmática e o núcleo. Esse espaço não é vazio, mas preenchido por uma substância viscosa denominada citosol ou hialoplasma onde estão mergulhadas as organelas citoplasmáticas.
Núcleo A estrutura do núcleo da célula vegetal é igual a da célula animal.
O núcleo é formado por: carioteca, nucleoplasma, cromatina e nucléolo.
A carioteca desprende o núcleo do citoplasma.
O nucleoplasma é formado de proteínas e água, dentro deles estão os cromossomos e o nucléolo.
A cromatina forma todo o material genético do núcleo.
O Nucléolo é uma estrutura minúscula, mas cheia de