Dialogo diário de segurança
Podemos definir o fogo com uma reação, composta por três elementos: COMBUSTÍVEL CALOR E COMBURENTE.
Os princípios de incêndio foram distribuídos em quatros classes: A, B, C e D.
CLASSE “A” : papel, madeira e outros que deixam resíduos. Age por resfriamento e penetração.
CLASSE “B”: líquidos inflamáveis em gera, não deixam resíduos. Age por abafamento.
CLASSE “C”: equipamentos elétricos, caracterizados por oferecer um risco maior a quem combater-los. Agente não-condutor de energia elétrica. NÃO UTILIZAR ÁGUA PARA COMBATE-LO
CLASSE “D”: metais pirofóricos (inflamáveis), os quais exigem agentes extintores especiais. Age por isolamento, criando uma capa sobre o material em combustão.
TIPOS DE EXTINTORES:
✓ Pó químico seco: Indicado para classe “B e C” e “A” não indicado, mas controla o principio de incêndio. ✓ Gás Carbônico (CO2): Indicado para classe “B e C” e “A” não indicado, mas controla o pequeno foco. ✓ Água Pressurizada: Indicado para classe “A”, não indicado para classes “B e C”
São os que, quando adotados, neutralizam o risco na própria fonte. Usado quando os risco de acidente podem afetar mais de uma Pessoa
As proteções em furadeiras, serras, prensas, os sistemas de isolamento para operações ruidosas, partes moveis e de transmissão de força de maquinas e equipamento, em geral são os responsáveis por grandes números de acidentes que ocasionam lesões. A legislação vigente da ênfase ao uso do EPC.
PROTEÇÃO DE MAQUINAS: Para evitar o contato direto do trabalhador com mecanismo, como correias, polias e engrenagens e outras partes moveis do equipamento, que possa prejudicar a integridade física do colaborador.
EXEMPLO DE EPC:
✓ Sistemas de Ventilação ✓ Enclausuramentos ✓ Isolamentos ✓ Proteção de maquinas
NUNCA OPERE NENHUUM EQUIPAMENTO / MÁQUINA SEM QUE SUA PROTEÇÃO ESTEJA NO LUGAR ADEQUADA.